Saúde de Lajedo é destaque nacional em avaliação do NASF pelo Ministério da Saúde

A saúde de Lajedo vem sendo transformada dia após dia desde 2013 quando o prefeito Rossine assumiu a gestão e encarou a necessidade da população como prioridade. A Secretaria de Saúde oferta um serviço inovador que leva até o lajedense, no Projeto NASF, uma equipe com psicólogas, nutricionistas, fonoaudiólogas e fisioterapeutas para auxiliar nos postos de saúde e demais setores da Atenção Básica. O NASF recebeu a avaliação máxima do Ministério da Saúde no PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) possui profissionais capacitados que junto com a equipe dos postos de saúde atendem semanalmente a população. O NASF atende milhares de lajedenses em todos as 11 Unidades de Saúde do território lajedense. Além disso, oferece apoio na Comunidade de Práticas atingindo demais áreas acompanhando a saúde do lajedense em todos os eixos, seja reforçando a Educação, Assistência Social com palestras, orientações e parcerias, expandindo o espaço de troca de experiências e aproximando a população carente da gratuidade e excelência da saúde atual que Lajedo dispõe.

A nota máxima do PMAQ alcançada pelo NASF Lajedo é referente a quando os técnicos do MS visitaram as instalações vistoriando cada detalhe do atendimento, logística, materiais e coordenação. O NASF Lajedo alcançou mais de 90% do desempenho. O PMAQ incentiva equipe e gestores a melhorarem a qualidade dos serviços aos cidadãos. “Estamos sempre buscando o padrão máximo de qualidade no atendimento”, explica Diana Pastor, coordenadora do Núcleo na cidade.

Essa certificação da Coordenação Geral do Acompanhamento e Avaliação do 3º ciclo do PMAQ-AB indica que Lajedo cresce no acesso à saúde de qualidade.