História

Conforme os documentos históricos, o território que hoje forma o município de Lajedo compreendia a “Fazenda Cágado”, de propriedade do Sr. Vicente Ferreira e seu Filho Barão Cazuza. Seu primeiro registro como território foi em 30 de abril de 1860, sob efeito da sanção da Lei Provincial de 30 de abril de 1860, que criou o município de São Bento do Una. Lajedo passou a integrar o espaço territorial como povoado do novo município.

Em 28 de junho de 1890 o povoado “Volta do Canhoto”, integrante do município de São Bento do Una, alcança sua autonomia político-administrativa. Havendo a divisão das terras, Lajedo, passa a fazer parte do território geográfico do novo município nominado de Canhotinho.

Em 24 de dezembro de 1948 o governador de Pernambuco sancionou a Lei nº 377, emancipando, então, Lajedo do município de Canhotinho. Esse acontecimento é comemorado no dia 19 de maio, data em que foram empossadas as primeiras autoridades eleitas.

Um fato inédito para a história de Lajedo descoberto em minhas pesquisas, é que antes de ser povoado dos municípios de São Bento do Una e Canhotinho, Lajedo foi integrante do território do município de Garanhuns, e pela data, foi provavelmente quando Lajedo ainda era uma fazenda.

Observemos algumas citações retiradas do livro: “História de Garanhuns”, do autor Alfredo Leite Cavalcanti:

“Foi criado o município de São Bento do Una em 30 de abril de 1860 e instalado em 06 de fevereiro do ano seguinte, dando lugar ao desmembramento não somente do seu território, como do atual município de Lajedo, a maior parte de Canhotinho e grande parte de Angelim, do território de Garanhuns” (Pag. 121)

LEITE, Alfredo. História de Garanhuns. 2ª ed. Garanhuns: Biblioteca Pernambucana de História Municipal, 1983.

“Tempos depois o município de Lajedo foi constituído de um dos distritos de Canhotinho, de que se desmembrou, quando foi também elevado à categoria de município em 24 de dezembro de 1948”.

“A cidade sede do município tem progredido e de tal como vem prosperando que, atualmente, já se colocou a frente do desenvolvimento de outras comunas, não só quanto ao comércio, lavoura e pecuária, mas, sobretudo no que diz respeito ao acentuado progresso do meio social e religioso, além dos melhoramentos públicos.”

(Pag.172 e 173. Capitulo XII – Povoações formadas em sítios na sesmaria dos Vieira de Melo, e que são cidades e sede de municípios). LEITE, Alfredo. História de Garanhuns. 2ª ed. Garanhuns: Biblioteca Pernambucana de História Municipal, 1983.

Essas citações extraídas do livro: História de Garanhuns, do autor Alfredo Cavalcanti Leite, comprova essa importante descoberta sobre o passado remoto de Lajedo.