Projeto garante conhecimento sobre os Caldeirões aos alunos do Dom Expedito Lopes

EDUCAÇÃO - 17Hoje (04) foi realizado nas dependências da Escola Municipal Dom Expedito Lopes no bairro do Planalto um projeto que versa a ideia de trabalhar a história e cultura local, intitulado: “Conhecendo o Meu Lugar: Lajedo/PE”. Os alunos do 6º ao 9º ano fizeram apresentações através de slides, maquete, mural e vídeos sobre o marco zero de Lajedo: Os Caldeirões.

O professor, por meio de seu exercício profissional, percebeu que os alunos apresentam exímio conhecimento sobre seu lugar, e a partir da proposta da Secretaria de Educação resolveu desenvolver o presente trabalho. “O que eu percebo na minha prática é que os alunos desconhecem a sua história. Claro que agora estão iniciando, mas daqui a algum tempo eles e outras centenas terão consciência de onde é o lugar deles”, informou Jeovanes, professor responsável.

Proposto pelo professor de História Jeovanes Lisboa, com colaboração da professora de Geografia Madalena Venâncio e , todo o material foi captado, colhido, pesquisado e montado pelos alunos que segundo a gestora Maria Isaura e a adjunta Ana Lúcia, acataram gentilmente a proposta, executando com êxito todas as etapas. Este projeto estará no final do mês sendo exposta na 1ª Feira de Conhecimentos Gerais na Praça de Eventos.

A realização desse projeto contribui para que os alunos da Escola Dom Expedito conheçam seu lugar de origem e vivência e agreguem valores positivos nesse lugar. Essa só é uma possibilidade quando o sujeito/alunos se apodera de conhecimento, segundo a coordenadora pedagógica Graça Chalega que também apoiou o trabalho.

Dentro da História e Geografia tem-se uma gama de temas trabalhados, de maneira que o aluno possa compreender o seu meio e agir nele com responsabilidade, “ampliando a visão sem perder de vista a essência do seu lugar”, finalizou o educador Jeovanes.

O projeto foi assistido por estudantes da própria escola, e gestores e monitores do programa Mais Educação de Lajedo na parte da manhã. No período vespertino, também será reapresentado o projeto para os alunos do segundo turno.

Clique aqui e veja mais fotos.

Mudando para Melhor