Prefeitura de Lajedo e Polícia Militar fazem cadastro do Alerta Celular para evitar roubos e furtos

A Polícia Militar da 11ª CIPM contou com apoio da Prefeitura de Lajedo para realizar cadastros do Alerta Celular, sistema que reduz em mais de 50% os roubos e furtos de dispositivos móveis. A ação aconteceu em parceria entre Secretaria de Defesa Social, Saúde, Assistência Social e 11ª Companhia Independente de Lajedo em frente ao CEALA, nesta quarta (28). Além dos cadastros, os profissionais da saúde ofereceram exames para o povo.

O objetivo do sistema Alerta Celular é identificar aparelhos roubados ou furtados. Segundo o Tenente Ricardo coordenador do sistema Alerta Celular em Lajedo e cidades vizinhas, somente esta manhã foram atendidas 600 pessoas na feira livre da cidade. Foi montada uma tenda com funcionários da Prefeitura e policiais habilitados com computadores para atender a população alí mesmo, gratuitamente. Numa ação conjunta de cidadania, a Saúde levou testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite.

A ação foi das 8h às 12h, mas a Polícia Militar recebe a população em qualquer dia no próprio Batalhão da Companhia, no Módulo Esportivo (CEPEF). O Tenente Ricardo está disponível das 8h às 15h para cadastrar os celulares. É necessário levar apenas o aparelho, documentos de RG e CPF. Além disso, a Guarda Patrimonial também realiza o serviço lá no CEPEF.

Ainda segundo o coordenador, o Sistema tem dado certo, recuperando celulares roubados todos os dias. “Já foi mais de 50% recuperados, e reduzimos o roubo e furto de celulares na região”, disse o Tenente Ricardo. “Na quarta-feira que vem estaremos novamente na feira com um novo evento”, avisou.

O cadastro é simples, rápido e fácil de fazer. Só precisa do número de identificação do celular, o IMEI que possibilita a pesquisa no sistema verificando a procedência do dispositivo. A PM tem visitado escolas, estabelecimentos públicos e até feito parcerias com igrejas para juntar a população e realizar o cadastro que é uma forma de proteger e dar segurança ao dono, oferecendo a possibilidade de recuperação do celular.