Prefeito Rossine viabiliza 200 atendimentos para mutirão de Glaucoma na Saúde

Saúde 0417 - 05

A Secretaria Municipal de Saúde já atendeu mais de 600 pessoas no Mutirão de Catarata, e hoje (24) dá início ao projeto do Mutirão de Glaucoma em Lajedo. Serão 180 pessoas que foram diagnosticadas com a doença e que participarão da triagem e do tratamento totalmente gratuito. O projeto acontece em duas etapas e é realizado na Unidade Básica de Saúde Rachel França no bairro novo nos dias 24 a 28 de abril.

O prefeito Rossine está possibilitando o tratamento e o atendimento de centenas de lajedenses numa parceria entre a Prefeitura, a 5ª Gerência Regional de Saúde e agora a Clínica OFTALMO/PE. No mutirão do Glaucoma, os pacientes estão passando por uma triagem feita pelos profissionais de saúde da cidade e profissionais da Clínica Oftalmo de Pernambuco. Nessa 1ª etapa, está sendo feito o exame de campimetria para verificar a acuidade visual.

No dia 03 de maio, esses pacientes receberão a visita do médico oftalmologista que fará a entrega dos colírios de acordo com a necessidade de cada um. Cada colírio desse custa em média R$ 200 reais. A V GERES explica que haverá casos que precisarão de 9 colírios para cada pessoa. O tratamento com os colírios dura 3 meses e em setembro a equipe retorna para verificar a situação da saúde ocular dos lajedenses atendidos.

A faixa etária compreende a partir dos 50 anos de idade. “Esses pacientes já passaram por exames, no período do Mutirão de Catarata, nos quais foi constatado o problema de Glaucoma”, explicou Eduardo Medeiros secretário de saúde e Alda Lima da V GERES.

Clique aqui e veja mais fotos!