Ofertas de serviço da saúde e sustentação das ações nas escolas
O Programa Saúde na Escola (PSE) é muito mais do que uma visita anual nas escolas da rede pública municipal. É a partir dos atendimentos destinados aos alunos que a Atenção Básica encaminha aquelas crianças que necessitam de algum tratamento especializado. Hoje (27), equipes de saúde juntamente com a educação trabalharam no CAMPEL e Colégio Normal.
Cada equipe de um postinho é encaminhada para uma escola, de maneira que abranja todos os alunos do Ensino Infantil e Fundamental. Através dos cartões de vacina, as agentes comunitárias de saúde fazem o acompanhamento do crescimento daquela criança, medindo peso e altura e verificando as vacinas. Enquanto isso, enfermeiras calculam o IMC, avaliando o desenvolvimento através da cálculo antropométrico.
Outros profissionais da enfermagem também avaliam a visão das crianças e adolescentes, e também dentistas fazem a higienização bucal. Todos os resultados de ambos os profissionais são categorizados e quando necessário, a depender da situação, muitos são encaminhados para exame de vista, atendimento odontológico, nutricional, psicológico ou fisioterapêutico.
O PSE também recebe apoio dos profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que relacionam os serviços com a prevenção por meio de palestras e dinâmicas sobre diversos temas pertinentes.
Sexta-feira é encerrado o Programa Saúde na Escola com 100% de abrangência.
Clique aqui e veja mais fotos.
Prefeitura de Lajedo,
Mudando para Melhor
Gostou? Então compartilhe com seus amigos
Deixe um comentário