LAJEDO NA ROTA DA TOCHA : MAIOR ÍCONE DAS OLIMPÍADAS LEVA UM POUCO DE PERNAMBUCO E AGORA TAMBÉM DE LAJEDO

13330890_843107379167168_6754260798152099647_n

Marque essa data: 30 de maio de 2016. Dia em que o maior evento esportivo do mundo entrou para a história de Lajedo e vice-versa. Nesta segunda (30), a Tocha Olímpica chegou a Lajedo que deu as boas-vindas com cultura, arte e muita emoção.  Os shows aconteceram na Praça de Eventos por onde também passou a Tocha e os 7 condutores.

Paz e integração dos povos é de onde advém o simbolismo do revezamento da Tocha Olímpica desde os primórdios em 1896. Com o acendimento na cidade grega Olímpia, a Tocha percorre no Brasil, país anfitrião este ano, 329 cidades, dentre elas Lajedo. São mais de 20 mil quilômetros e 12 mil condutores, segundo o Comitê Olímpico.

Vindo da cidade de Garanhuns, a Tocha entrou em Lajedo pela Rua Laurentino de Barros Correia, na rota detalhada passando pela Avenida 19 de Maio, seguindo pela Praça Santo Antônio, Rua José Pereira de Carvalho, Agamenon Magalhães, Praça Joaquim Nabuco e retornou à Praça de Eventos onde seguiram os shows. Milhares de pessoas, entre lajedenses e habitantes de cidades vizinhas, assistiram ao evento organizado pelo COE, patrocinadores Bradesco, Coca-Cola e Nissan e Prefeitura de Lajedo.

Vista com bons olhos e localizada num polo regional, Lajedo foi uma das escolhidas em todo o Brasil para participar do percurso da Tocha que emocionou mesmo aqueles que não puderam carregá-la. “Essa chama eu vou levar pra sempre dentro de mim, porque é um momento inesquecível”, contou Chocolate, um dos condutores que inclusive vai ser voluntário nas Olimpíadas em agosto.

Os condutores incluem um atleta recordista de medalhas na cidade, Edmilson Raimundo, um ativista social César Reynne, um patrulheiro mirim Luan Alves e um funcionário dos Correios, Ricardo Albuquerque Pereira. Direto de Natal, Ailton Cosme Mendonça, De Recife Clauberto José do Nascimento e de Garanhuns Elaine Maria de Albuquerque. Os dois estudantes foram os anfitriões, e participaram do acendimento no início do percurso.

No palco da Praça de Eventos, a partir de 13h já tinha apresentação cultural. Apresentação de Le Parkour, Danças folclóricas do S.C.F.V., Desbravadores da Igreja Adventista e banda dos alunos especiais da Escola Municipal Dom Expedito Lopes. Se aproximando do momento mais esperado, o grupo de Basquete de Rua se apresentou e em seguida a Fanfarra Sintonia Musical, resgatando valores e tradições do município.

Ao receber a Tocha no palco, o prefeito Rossine enalteceu o melhor de Lajedo: seu povo. E em seguida, um adolescente lajedense tocando na guitarra os hinos das bandeiras de Pernambuco, Lajedo e Brasil.

Após a passagem da Tocha, só as pratas da casa com a banda de Rock’n Roll Crush, a forrozeira Belinha Lisboa, natural de Lajedo, e a banda cover de Legião Urbana – formada também por lajedenses há 20 anos – mantiveram o pique deste dia histórico.

VEJA O ÁLBUM 1 AQUI.

VEJA ÁLBUM 2 AQUI.