GERAR RELATÓRIO:

IDOSOS RECEBEM ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

13221002_833616280116278_1019927369614465167_n

 

 

Cinco de maio é Dia Nacional do Uso Correto dos Medicamentos, e para efetivar esta data a Central de Abastecimento Farmacêutico preparou um momento especial para os idosos do S.C.F.V. (conhecido por CCI). Todos puderam esclarecer dúvidas e ser informados da conscientização dos riscos da automedicação. O momento foi vivenciado na manhã desta quinta-feira (12).

Além de testes de glicose e pressão arterial com possíveis encaminhamentos para os postos de saúde, a equipe da CAF falou sobre os erros no uso de medicamentos que, por sua vez, são vilões para a saúde. Segundo dados, no Brasil, uma das primeiras causas de morte é por intoxicação, ou seja, o uso inconsciente de medicamentos. Foram esclarecidos também sobre os erros na prescrição, erros de dispensação e erros de administração que resultam em danos à saúde, ocasionando a morte.

Outro tema bem pertinente é a Diabetes e a Hipertensão. Gratuitamente, as farmacêuticas prestaram atenção aos idosos conversando sobre os principais sinais e sintomas da Diabetes tipo 1 e 2 e como o fracionamento dos remédios, bem como o armazenamento, também são riscos para quem utiliza medicamentos rotineiramente. O assunto abrange desde o uso de plantas medicinais, políticas públicas, Sistema Único de Saúde, indústria farmacêutica, até questões sociais. O Uso racional de medicamentos abrange desde o uso de fitoterapia até a indústria farmacêutica e o SUS.

As palestras foram oferecidas pelas farmacêuticas do município que se encontram diariamente na CAF, ao lado do hospital.

 

Veja mais fotos aqui.

Compartilhar:

Rolar para o topo
Pular para o conteúdo