Exame de citologia é principal ferramenta de prevenção ao câncer de colo de útero

A Prefeitura de Lajedo está intensificando os serviços de prevenção para a saúde da mulher durante o mês de outubro. A Campanha do Outubro Rosa em Lajedo visa principalmente alertar o público feminino a se cuidar e não deixar de fazer o exame Papanicolau.

O exame de prevenção, citologia ou Papanicolau é feito pela Secretaria de Saúde o ano inteiro. Em outubro, os profissionais de saúde intensificam a campanha. Como por exemplo hoje 16, no bairro do Mutirão onde a USF Rachel França foi com o Consultório Móvel para realizar os exames nas mulheres.

Além disso, nas quartas pela manhã e quintas o ambulatório e a Casa de Parto estão fazendo os exames, respectivamente. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões e fazer o diagnóstico da doença, o câncer de colo de útero.