Diversos setores se mobilizam no combate ao Aedes Aegypti

SAÚDE - 48Hoje (18) em Lajedo foi mais um dia de mobilizações e ações conjuntas entre Saúde e outros setores municipais para combater a epidemia do mosquito transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika. Em áreas descobertas foi realizado o famoso Arrastão e no centro da cidade, panfletagem.

A mobilização desta quinta-feira se estendeu ao bairro do Planalto, próximo ao posto de saúde, onde há áreas descampadas e terrenos baldios, sendo focos de mosquitos. Para resolver este problema, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo foi acionada, destinando máquinas e garis para limpar o local.

SAÚDE - 49Paralelo a isto, noutros pontos da cidade, começando pelo Hospital Municipal, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, equipes da Secretaria de Educação e técnicas do programa Mãe Coruja lajedense e de outros municípios se engajaram na panfletagem, como forma de prevenção através da informação. “Escolhemos pontos estratégicos como a prefeitura, fórum, bancos e o próprio hospital que tem realizado diariamente cerca de 300 atendimentos para fazer esse trabalho”, computou o secretário de saúde, Eduardo Medeiros, que também contou com o apoio da V Geres (Gerência Regional de Saúde), que enviou equipes para mobilização e notificação de como se encontra atualmente o estado da saúde pública em Lajedo.

Ainda no bairro do Planalto, simultaneamente, uma equipe de agentes de endemias e garis fizeram o porta a porta para tratar os reservatórios de água, recolhendo todo o acúmulo de lixo dos quintais e demais materiais que podem ser foco dos ovos do mosquito. O chamado “Arrastão de combate à Dengue” é um trabalho emergencial realizado pela Vigilância Epidemiológica em parceria com a Secretaria de Obras , uma vez que possui no momento um número reduzido de agentes.

Clique aqui e veja mais fotos.

Mudando para Melhor

Gostou? Então compartilhe com seus amigos