O Instituto do Câncer Infantil (ICIA) esteve hoje (04) em Lajedo trazendo a Caravana do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil em Lajedo com o objetivo de orientar os profissionais da saúde, assistência social e educação do município aos sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes. A reunião aconteceu no Centro de Treinamento.
Uma equipe multidisciplinar apresentou o que é a Ong ICIA, como funciona, onde se localiza e quais os serviços que oferece gratuitamente, e atentou principalmente pela parceria com os profissionais da Atenção Básica de Lajedo. Essa parceria acontece quando os diversos enfermeiros, agentes comunitários de saúde, médicos, técnicos em enfermagem, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos e etc., prestam atenção – durante os atendimentos diários – nos possíveis casos de câncer infantil.
É o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil que torna o câncer 70% curável no estado de Pernambuco, segundo dados da própria instituição filantrópica e do INCA. Por isso, a preocupação em capacitar os profissionais da saúde para que identifiquem e através da Secretaria de Saúde encaminhem, quando necessário, para o ICIA Caruaru que atende 80 municípios do interior.
De acordo com um dos expositores, o médico cirurgião Rodrigo Carvalheira, há fatores que interferem nesse diagnóstico precoce feito pelos profissionais nos postinhos e hospital, tais como o desconhecimento , a resistência da família, dificuldade de acesso ao serviço e problemas sociais e culturais.
Clique aqui e veja mais fotos.
Prefeitura de Lajedo,
Mudando para Melhor
Gostou? Então compartilhe com seus amigos