Alunos das escolas do campo também participam de projeto oftalmológico

Saúde 0317 - 11Esta semana começaram os testes de acuidade visual em 18 escolas da zona rural. Nenhuma escola ficará de fora do projeto que o prefeito Rossine acolheu tornando Lajedo a 2ª em números de atendimentos na região do Agreste Meridional. Serão 5.300 alunos lajedenses atendidos por 100 profissionais, 40 oftalmologistas de vários países.

Professores da rede municipal também foram capacitados pela V Gerência Regional de Saúde para triagem que está sendo o primeiro passo do projeto. “Além de identificar quem enxerga bem, o teste que estamos fazendo verifica se o aluno tem cansaço visual ou não”, avaliou a coordenadora das escolas do campo, Verônica. São exames gratuitos de visão, óculos e armações de marcas renomadas como Oacley, Ray-Ban, Dolce e Gabana e outras.

O OneSight é o maior projeto de produção oftalmológica do mundo. A Ong norte-americana virá para região em junho, nos dias 12 a 22 e ficará localizada na AGA em Garanhuns. Lá serão feitos os exames de vista apropriados para cada aluno por meio da estrutura da Fundação Altino Ventura. Serão 600 atendimentos por dia. No outro dia, os estudantes recebem os óculos da OneSight.

As escolas do campo que estão sendo contempladas são:

• Escola Jose domingos – Sítio lagoa do Salobro
  • Escola Jose Fausto – Sítio Mocós
  • Escola Ilaura Nunes – Sítio Barriguda
  • Escola José Julião – Sítio Lagoa do Meio
  • Escola Antônio Gomes – Sítio Poço
  • Escola Pedro Gonçalves – Sítio Prata
  • Escola Vicente Fernandes Cadete – Sítio Laje dos Cadetes
  • Escola Marlene Cosme – Sítio Olhinhos D’água
  • Escola Manoel Laurindo de Souza  – Sítio Cadeirões
  • Escola João XXIII – Sítio Jureminha
  • Escola José Cosme – Sítio Salgadinho
  • Escola Pedro Cosme – Sítio Gameleiro
  • Escola Joaquim Vieira – Sítio Queimadinha
  • Escola Vicente Ferreira das Chagas – Sítio Riacho Dantas

Clique aqui e veja mais fotos!

Governando com o Povo