Acordos e parcerias firmados em reunião do Conselho dos Trabalhadores Rurais

AGRICULTURA - 13Sagradamente em toda última quarta-feira do mês, hoje pela manhã (24), o Conselho Municipal dos Trabalhadores Rurais de Lajedo se reuniu para esclarecer alguns pontos relevantes para o produtor rural lajedense. A reunião que ocorreu no STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) contou com a presença do prefeito Rossine Blésmany.

“A minha presença aqui é para relembrar que devemos ter união e cooperação mútua”, declarou o representante do poder executivo no município se referindo às disparidades entre associados e Conselho, implicando em retardos sob questões de interesse comum.

A reunião mensal desta quarta teve como principal tema da pauta o Garantia-Safra que finalmente foi homologado e os agricultores de Lajedo já estão recebendo os boletos. Em discussão, o Conselho explicou os motivos do atraso dessa homologação, uma vez responsável por tal, e foi então realizada, por fim, pela Secretaria Municipal de Políticas Agropecuárias.

Na presença de todos os membros que fazem parte do Conselho, também foi explicado sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) que tem sofrido resistência da população rural em 70%, todavia tem prazo de até 5 de maio deste ano. A lista de sementes do IPA, e a não disponibilização de algumas associações ausentes nas reuniões do GTG (Grupo de Trabalho e Governança do feijão) foram outros temas.

O prefeito e a Secretaria de Agricultura garantiram que estarão atentos ao número insuficiente das sementes doadas pelo Estado, pensando em aumentar também a aração de terra este ano. Ainda, disponibilizou o transporte para as associações participarem do GTG representando Lajedo junto à Secretaria sem perca de bônus.

Clique aqui e veja mais fotos.

Mudando para Melhor

Gostou? Então compartilhe com seus amigos