1º TORNEIO DE RPG DE LAJEDO NA BIBLIOTECA PÚBLICA

A semana de aniversário de 75 anos de Emancipação Política de Lajedo traz inovações e novidades. Por meio do apoio e acolhimento da Biblioteca Pública Municipal Maestro Joaquim Viana Sobrinho, jovens de Lajedo estão realizando o 1º Torneio de RPG. O evento foi dividido em dois dias, na quarta e nesta sexta-feira, 17.
Traduzindo a sigla RPG em inglês (‘Role Playing Game’), significa “jogo de interpretação de papéis”. Esse jogo combina teatro, improvisação e estratégias, além de temas interdisciplinares como a Geografia, História, Raciocínio Lógico e interpretação. O RPG surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, por meio do jogo chamado Dungeons & Dragons, inspirado na literatura do livro “O Senhor dos Aneis” e também no jogo WAR. O RPG é muito popular entre alunos há gerações, e pode ser usado na escola de forma interdisciplinar.
Os jogadores Raquel, Gabriel e Júnior estão ministrado a forma mais tradicional do RPG que é na mesa, usando tabuleiros, mapas, papel e caneta. Tal modalidade possui potencial pedagógico e tem os alunos como jogadores e o professor, ou alguém instruído por ele, como narrador e mestre.
Segundo a diretora da Biblioteca, Edsalma, o diferencial enxergado no RPG pedagógico está na possível inserção de conteúdos escolares durante as aventuras e situações-problema que devem ser resolvidos durante o estímulo das habilidades de comunicação, empatia e cooperação.
A Biblioteca funciona de segunda a sexta, no horário de 7h às 12h e reabre às 14h até 17h.