Prefeitura de Lajedo realizou o I Seminário de Saúde Mental

A Prefeitura de Lajedo por meio da Secretaria de Saúde realizou o I Seminário de Saúde Mental, como atividade chave durante as ações do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

O Seminário foi proposto pelo CAPS – Centro de Atenção Psicossocial e aconteceu na Câmara de Vereadores de Lajedo. As psicólogas Sinthia e Wanessa conduziram o evento de iniciativa da coordenadora Denise Rosendo.

Usuários, familiares e profissionais da saúde participaram com dinâmicas e muito diálogo sobre a relevância do cronograma do Setembro Amarelo e do trabalho realizado no Capa e nos demais setores da saúde durante todo o ano. Na ocasião, o usuário José Luiz recitou uma poesia sobre o suicídio.

Lajedo possui Caps desde 2014, quando o prefeito Rossine implantou o serviço que passou mais de 2 anos sendo mantido com recurso próprio é atualmente atende cerca de 200 pessoas com depressão, transtornos mentais e outros problemas psicológicos.

O seminário estava sobre a organização do Caps e contou com a presença dos usuários, familiares, profissionais da atenção básica ACS. Como palestrantes foi a Psicóloga do Caps, Wanessa e eu do Nasf. Houve também uma dinâmica de grupo e um dos usuários recitou um poema que ele mesmo criou, se eu não me engane o nome dele é Luiz.