Prefeitura de Lajedo envia educadores para o Curso da Celpe “Energia que Transforma”

A Prefeitura de Lajedo vem investindo na Educação Ambiental e no poder transformador da conscientização através do aprendizado. Pelo quarto ano consecutivo a Secretaria Municipal de Educação enviou professores para participar do Curso EQT – Energia que Transforma da Celpe. Três estados do Nordeste participam, e Lajedo é uma das cidades de Pernambuco que se preocupa com a capacitação dos educadores, incentivados pela Escola Ambiental.

O evento durou três dias, 02 a 04 de abril no Hotel Tavares Correia em Garanhuns. Professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia participaram absorvendo toda a metodologia passada pela concessionária Celpe que também é apoiada pela WWF Brasil, Fundação Roberto Marinho/Canal Futura e outros.

O objetivo do curso é conhecer uma metodologia para reduzir o consumo de energia de maneira sustentável. E também mobilizar as comunidades de aprendizagem para o uso eficiente e responsável da energia. São vivências reflexivas, dinâmicas colaborativas, uma investigação de possibilidades de uso eficiente com públicos diversos que fazer a transformação de municípios mais conscientes. “Tudo isso reflete no ensino dentro de sala de aula, no Concurso Artístico da Escola Ambiental, por exemplo, e principalmente na participação ativa do aluno que leva o conhecimento da escola para aplicar em casa”, resume a gestora da Escola Ambiental, Andréa Félix.

O projeto EQT causa uma mudança de cultura contribuindo para os resultados desejados no Plano Nacional de Energia, onde usar a economia para evitar o desperdício é primordial. Em Lajedo muitas ações voltadas para a sustentabilidade na energia podem ser vistas no Anuário da Celpe “Educação com Energia” 2016, 2017 e 2018 (disponíveis na Escola Ambiental ou na Biblioteca Pública Municipal). Nos livros são homenageados trabalhos desenvolvidos nas escolas públicas de Lajedo que foram eleitos modelos para Pernambuco e para o Nordeste.

Projetos de 2016: Clique aqui para ver

Projetos de 2017: Clique aqui para ver