Nutricionistas apresentam resultado de aceitabilidade da merenda

O resultado diagnosticou bons índices para a merenda lajedense.

Além de elaborar os cardápios de todas as escolas da rede municipal de ensino, as nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação começaram a aplicar testes de aceitabilidade para analisar como está sendo recebida a merenda escolar. A coleta dos dados foi realizada durante cinco dias consecutivos do mês de julho de 2015. Foi aplicado um questionário de escala hedônica de forma lúdica, sobre as preferências alimentares dos alunos com relação às preparações servidas no cardápio da merenda escolar, o qual indicava em uma escala o grau de aceitabilidade do cardápio servido, com respostas que variavam de “gostou” ou “desgostou”.

O cálculo do índice de aceitabilidade foi considerado a somatória das porcentagens de respostas dadas às carinhas, o que correspondeu (1) para Detestei, (2) para não Gostei, (3) para Indiferente, (4) para Gostei e (5) Adorei.

Índice de aceitabilidade apresentados pelos escolares, avaliados com base no cardápio da merenda oferecida nas escolas do município de Lajedo/PE, 2015.

Indice de aceitabilidade

Diante dos dados apresentados, a análise da aceitabilidade dos cardápios da merenda escolar oferecido no município obtiveram alta aceitabilidade atendendo às metas preconizadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE. A preparação que teve maior aceitação foi o cachorro quente que atingiu o percentual de 97,3% de aceitação.

De acordo com o FNDE, considera-se uma alimentação de boa aceitabilidade as preparações que obtiverem o percentual mínimo de 85% de aceitação por parte dos escolares. Nesse caso, todas as preparações estão de acordo com o preconizado pelo PNAE.

Prefeitura de Lajedo
Mudando para Melhor

Gostou desta notícia? Então compartilhe-a abaixo com os seus amigos: