Novembro Azul na feira: agendamentos de exames para homens

SAÚDE - 18O Novembro Azul está em vigor e a promoção da saúde do homem é prioridade este mês. Hoje de manhã (11), em frente ao CEALA em Lajedo, os homens da feira livre, trabalhadores e demais transeuntes foram alvo da equipe do NASF e da ESF de Imaculada que estiveram na tenda montada no local.

A tenda foi montada pela Secretaria Municipal de Saúde que tem se mobilizado através dos postos de saúde e programas com ações preventivas em favor da saúde do homem, vivenciada principalmente neste mês de novembro, conhecido como Novembro Azul. A quarta-feira foi dedicada aos encaminhamentos de exames de próstata gratuitos, realizados através da Secretaria de Saúde. Só hoje, foram mais de 50 encaminhamentos. Esse exame diagnostica e previne o câncer de próstata, por exemplo. “Homens acima de 40 anos podem começar a procurar os postos de saúde que o encaminhamento e o exame é gratuito”, informou a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Diana Pastor.

Quem participou da ação foram as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Povoado de Imaculada que se deslocou até o CEALA, com enfermeira, técnico e agente comunitário de saúde, realizando aferição de pressão arterial, orientações e marcação do exame. Em parceria com essa equipe, o NASF, que conta com psicólogas, fonoaudióloga, fisioterapeutas, educador físico e nutricionista.

Aproveitando o momento, a equipe da saúde chamou a atenção da população para a Campanha de Tabagismo que será realizada no CAPS (em frente ao CAMPEL) na próxima segunda dia 16 de novembro às 14h para fumantes.

Clique aqui e veja mais fotos.

Mudando para Melhor