Lajedo receberá Copa Nacional de Xadrez Escolar e tem o esporte incentivado pela Educação

Educação 0717 - 07

Em Lajedo há um clube de xadrez aberto ao público que realiza e participa de torneios estaduais e regionais. No último domingo, 27, o Clube Xadrez Lajedo realizou a primeira etapa do torneio que acontecerá em outubro e é a nível nacional. Com apoio da Prefeitura de Lajedo, o torneio foi realizado com alunos da rede pública municipal.

A iniciativa de levar o jogo de mesa para dentro da escola foi dos integrantes do Clube. Segundo Romero, a prática do esporte ajuda no desenvolvimento do raciocínio e é comprovado cientificamente. A partir disso, a secretária de educação Neide Félix concordou em permitir que os alunos, no contraturno, assistam às aulas na sede do Clube Xadrez Lajedo que fica na Avenida Presidente Vargas, número 775, bairro Delmário Braga.

Os alunos disputam entre si de maneira que vão progredindo com a prática. Por enquanto, apenas a Escola Municipal Zélia Moura está participando. Inclusive já teve premiados nessa 1ª etapa. Inicialmente, os primeiros colocados foram: Vanessa, Gabrielly e Maicon Rafael (na foto).

Em outubro, Lajedo receberá um torneio da Copa Nacional de Xadrez Escolar. Os jogos acontecerão no pátio da escola lajedense que está participando e terá premiações de acordo com as categorias. Alunos de outras escolas também podem participar ainda. A inscrição é gratuita e os interessados podem procurar os organizadores Romero Figueiredo e Luiz Gonzaga Júnior.