Lajedo comemora 68 anos com inaugurações e novos serviços

Administração 0417 - 02
Fotos: Vídeo Foto PJ

Hoje é aniversário de Lajedo, mas o presente quem ganha é o lajedense. No 68º aniversário da cidade, a Prefeitura de Lajedo, além dos eventos cívicos realizou inaugurações.

Pela manhã a população conferiu o hasteamento da bandeira e o prefeito Rossine inaugurou a Guarda Patrimonial. Os eventos aconteceram na Praça Joaquim Nabuco nesta sexta, 19 de maio com a presença das escolas, Desbravadores, Orquestra 24 de Dezembro e Fanfarras.

O povo recepcionou a primeira atuação da Guarda Patrimonial que vai dispor de uma viatura e seis guardas sob o comando do Major Lopes, secretário de Defesa Social de Lajedo. Inserido no município como ação preventiva e inibidora, a Guarda será responsável pela segurança dos prédios, órgãos e praças públicas, grande sonho da população, a guarda dará maior segurança para a cidade.

Além da população em massa, estavam presentes o prefeito do município Rossine Blésmany, a vice-prefeita Lêda Machado, vereadores, secretariado e líderes políticos. Em seu discurso, o prefeito ressaltou o trabalho do SAMU que aniversariou ontem completando quatro anos de serviços prestados na região. Rossine contou à população novos esforços que a Prefeitura tem buscado em favor da segurança pública. “Fizemos uma parceria, firmamos um convênio e a prefeitura ajudará na reforma da delegacia com o objetivo de dar o suporte para que o plantão da civil funcione aqui aos finais de semana”, falou.

“Além da inauguração da guarda patrimonial, vamos reabrir a delegacia aos finais de semana após a reforma que será feita pelo convenio firmado pela prefeitura, ajudamos na reforma das motos, para que tenha um trio de ROCAM diariamente nas ruas de Lajedo e já retomamos as obras do matadouro que muito em breve será inaugurada”, completou o prefeito.

Oradora oficial, a professora Ana Lúcia de Melo Engel ressaltou o orgulho lajedense das famílias que contribuíram direta ou indiretamente para a formação dessa sociedade que vive uma crise da falta de chuva na região e de ética e política no país. Parafraseando o autor da letra do hino do município, a lajedense nata ressaltou a história de uma sociedade atuante e a força transformadora que a educação possui. E finalizou com a esperança de um venturoso amanhã dizendo nas suas próprias palavras: “que a visão de grandeza cantada em nosso hino torne-se uma feliz realidade”.

Ao final desse primeiro momento, houve as apresentações da Fanfarra Sintonia Musical e da Fanfarra Leão do Norte.

No segundo momento do aniversário de 68 anos de Lajedo, ao som da Banda 24 de Dezembro, foi inaugurada a sede própria do posto de saúde da comunidade Poço. A Unidade de Saúde da Família Maria Vieira de Souza (Dona Licota) já existia e por indicação do então vereador Mário do Poço foi construído uma sede própria, ampla e moderna. Em seguida, a população pôde conferir as novas instalações da Escola Municipal Dom Expedito Lopes no bairro Planalto.

Ainda neste 19 de maio de 2017, a Prefeitura de Lajedo que inaugurou após o hasteamento a Guarda Patrimonial, também inaugurou a sede própria da ESF do bairro do Poço. Agora, a população e a equipe da Atenção Básica contarão com um prédio totalmente novo, de primeiro andar, com salas de atendimento, vacina, expurgo, sala de espera, sala do dentista, ampla recepção e 5 banheiros. A sede antiga era alugada e a partir de então a Prefeitura fará grande economia com o aluguel do prédio.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza no postinho atendimento com enfermeiros, médico, técnicos de enfermagem, dentista, agentes comunitários de saúde e o NASF que atende periodicamente com diversas especialidades.

Em seguida, o prefeito Rossine, a vice Lêda, vereadores da situação, secretários e população se dirigiram para o bairro Planalto onde foi visitada as novas instalações da Escola Dom Expedito Lopes totalmente reformada, atendendo a solicitação do vereador Flaviano Quintino. A escola é referência da Educação Especial e Inclusiva e recebe as crianças das localidades. Segundo a secretária de educação Neide Félix, a escola é mais uma conquista da pasta que tem revitalizado e modernizado as escolas municipais e mais tradicionais como o Colégio Normal, a Escola Zélia Moura e a Escola Pe. Antônio Barbosa que será inaugurada em breve.

Ainda hoje, a partir das 19h na quadra do Colégio Normal do Lajedo teremos a semifinal da Copa do Agreste de Futsal entre a seleção de Lajedo  e a seleção da cidade de Pedra.

Clique aqui e veja mais fotos!