GERAR RELATÓRIO:

X Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social de Lajedo realizou hoje, 30 de julho de 2019 a X Conferência Municipal da Assistência Social com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e da Prefeitura de Lajedo. A presidente do Conselho Municipal da Assistência, Polyana Silva realizou a abertura do evento falando da importância do mesmo para o fortalecimento da Política de Assistência Social e do espaço da Conferência como espaço democrático de avaliação da referida Política de Assistência Social, em seguida declarando aberta a Conferência pela leitura do Regimento Interno.

A secretária de assistência social Marconeide Félix ressaltou a importância da realização das conferências defendendo os direitos e as necessidades dos usuários do SUAS. O tema deste ano foi: “Direito do povo com financiamento público e participação social”. O evento contou a participação da sociedade civil, governo, serviços e usuários do S.C.F.V. A X Conferência foi realizada no espaço do CCI, no bairro da Cohab.

O evento contou a contribuição ainda da Pastora Eliane Pedroza presidente do COMDICA, Socorro representando o Conselho Tutelar e Erivany representando a Secretaria de Educação. Além dos servidores do SUAS Lajedo, usuários e sociedade. Todos reunidos em grupos de trabalho por eixos a fim de discutirem as propostas de deliberação para município, estado e União.

Esse momento de discussão foi guiado pela palestra da convidada Gorete Ferro, assistente social por formação e especialista em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. “Destaco a vontade da própria secretária de assistência social que realizou a Conferência, apesar de não ser uma exigência, porém um espaço público de extrema importância para a garantia dos direitos dos cidadãos. Aqui encontrei um momento de diálogo entre trabalhadores, entidade e usuários dos SUAS”, resumiu Gorete.

A X Conferência tem a importância de fortalecer e reafirmar a assistência social como Política Pública garantidora de direitos, bem como colocar o usuário como centro da atuação. Acontece a cada 2 anos e mobiliza democraticamente os eixos centrais de Política de direito, fundo público e orçamentário, participação popular, democracia e controle da sociedade. A secretária Marconeide destacou a relevância da participação ativa e das decisões em conjunto, uma vez que o momento é formado em sua maioria pelas pessoas que constroem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e trabalham em favor unicamente dos interesses dos necessitados.

Lajedo é uma das poucas cidades que insistiram na realização desse momento, mostrando o compromisso da gestão preocupada com a discussão dessa Política Nacional dos Direitos Humanos. O produto final dessa X Conferência é encaminhado para o Conselho Estadual e Conferência Regional em setembro, posteriormente a Estadual em outubro colocando os interesses do município em pauta.

Clique aqui para ver mais fotos!

Prefeitura de Lajedo,
Governando com o Povo!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Compartilhar:

Rolar para o topo
Pular para o conteúdo