Prefeitura vai implantar consultas farmacêuticas no atendimento em saúde de Lajedo

A Prefeitura de Lajedo será uma das pioneiras na região na implantação dos consultórios farmacêuticos na rede pública de saúde. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde e está passando por módulos de capacitação para implantação nos municípios. O prefeito Rossine investe em mais esse benefício que irá abranger postos de saúde, hospital e CAF com maior atenção do profissional farmacêutico.

Nesta quinta-feira, 05, na Secretaria Municipal de Saúde o prefeito Rossine, o secretário Eduardo Teodózio, coordenadores da Atenção Básica, direção e coordenação do Hospital Público Municipal, serviços domiciliares (EMAD) e profissionais atuantes na AB participaram de uma reunião para conhecerem o sistema que irá somar na abrangência dos atendimentos de demanda espontânea e acompanhamento farmacoterapêutico a doentes crônicos.

A apresentação que é uma exigência do Conselho Federal de Farmácia foi feita pela farmacêutica do município, Carla Melo. Ela explicou os cuidados farmacêuticos no SUS, o que é o projeto, as justificativas baseadas nos benefícios aos pacientes e aos serviços, o que será disponibilizado e quais os resultados esperados.
“Isso vai ser muito importante também para reduzir os problemas causados à saúde de quem se automedica”, concluiu o prefeito Rossine Blésmany. O sistema basicamente vai disponibilizar uma melhoria no tratamento do paciente que for atendido no hospital, na Central de Abastecimento Farmacêutico e nos postinhos de saúde, somando a atenção do enfermeiro, do médico, demais profissionais especializados e agora também do farmacêutico.

Essa implantação vai reduzir a demanda, fazendo a devida triagem dos pacientes, reduzindo o fluxo e encaminhando os pacientes para o lugar certo, e também vai trazer mais recursos para a saúde pública de Lajedo, além de melhorar a eficácia dos medicamentos tomados pelos pacientes.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos