Prefeitura de Lajedo promove capacitação com educadores sobre tombamento

Para atender a Constituição Federal, a Lei Federal 4320/64 e a Lei de Responsabildade Fiscal a Prefeitura Municipal de Lajedo, através do Departamento de Compras e Patrimônio e da Controladoria Geral, iniciou o levantamento de bens patrimoniais a disposição dos vários órgãos, sejam secretarias, escolas, unidades de saúde, entre outros.

Como uma ferramenta de controle utilizado para verificação da existência física dos bens permanentes, em uso ou não, nos diversos órgãos ou entidades da administração pública municipal, o inventário consiste no levantamento físico e financeiro de todos os bens móveis permanentes colocados sob a posse e guarda das unidades gestoras, tendo como a finalidade o controle entre o registrado e o existente.

O inventário está sendo realizado por uma comissão composta por servidores da unidade patrimonial que visitará todas as unidades administrativas, sendo treinados servidores de todas as Unidades para em conjunto com a Comissão inventariante realizar o trabalho com eficiência e maior eficácia.

”Estamos realizando o levantamento dos bens patrimoniais para sabermos como estão sendo utilizados, para termos o controle junto a contabilidade desses materiais e evitar gastos excessivos em compras de materiais já existentes”, destacou o diretor do Departamento de Patrimônio, Jurandir da Silva Junior.

Durante a realização do trabalho serão identificados os bens inservíveis e antieconômicos que deverão ser baixados do patrimônio municipal, mediante procedimentos legais em vigor. Deverão ser identificados ainda bens que necessitem de reparos, bem como aqueles que estejam ociosos ou obsoletos em um determinado local, mas que possam ser relocados para unidades onde haja utilidade.
Serão apostas novas plaquetas de tombamento e atualizados os termos de responsabilidade, pois o servidores que tem sob sua guardar bens permanentes deverão zelar pela boa conservação.