Prazo para Cadastro Ambiental Rural vai até 31 de dezembro

A Prefeitura de Lajedo está em campanha para alertar os agricultores sobre o prazo do CAR – Cadastro Ambiental Rural que está se acabando. A Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Ambiental e a Secretaria de Agricultura estão engajadas para realizar os cadastros e manter os proprietários rurais com seus benefícios garantidos.

O CAR (Cadastro Ambiental Rural) é uma exigência do Governo Federal para monitorar os imóveis rurais a fim de integrar as informações ambientais das posses rurais com referência às APP (Áreas de Preservação Permanente). Essas áreas são de uso restrito, com reservas legais de florestas e demais vegetações nativas para que haja controle e planejamento econômico e evite o desmatamento.

A Prefeitura foi acionada para adquirir os aparelhos necessários para esse cadastro que é obrigatório, previsto no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012). Por isso, o prefeito Rossine disponibilizou uma equipe técnica para auxiliar os agricultores que terão ajuda de engenheiros ambientais. O agricultor que fizer o registro eletrônico terá como benefícios a segurança jurídica, acesso aos créditos de banco, isenção de impostos para alguns insumos e muito mais. Já o agricultor que não cumprir o prazo do CAR perderá esses benefícios, não pode aderir a programas como o Seguro Safra e impedido de fazer transferência de propriedade em cartório.

Hoje, 09, a engenheira ambiental Letícia Cavalcante e Marcos Viana representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estiveram na rádio para difundir a informação e ajudar o agricultor a se regularizar.