GERAR RELATÓRIO:

NUTRICIONISTAS DA EDUCAÇÃO OBTÉM RESULTADOS DE TESTE DE ACEITABILIDADE 2016

aceita2016

Todo ano as nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação realizam Testes de Aceitabilidade da merenda escolar em todas as escolas públicas do município. Nesta terça-feira (07), foi divulgado os resultados nos quais todas as preparações obtiveram alta aceitabilidade atendendo as metas preconizadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE com mais de 80%.

O método usado para obter o resultado baseou-se na coleta dos dados realizada durante 10 dias consecutivos do mês de maio de 2016. Participaram do teste 5,250 alunos que responderam a um questionário aplicado de escala hedônica, de forma lúdica sobre as preferências alimentares com relação às preparações servidas no cardápio da merenda escolar.

O cardápio indicava em uma escala o grau de aceitabilidade do prato servido com respostas que variavam de “gostou” ou “desgostou”. O cálculo do índice de aceitabilidade considerou a somatória das porcentagens de respostas dadas as carinhas, correspondendo: (1) para Detestei, (2) para não Gostei, (3) para Indiferente, (4) para Gostei e (5) Adorei.

De acordo com o FNDE, considera-se uma alimentação de boa aceitabilidade as preparações que obtiverem o percentual mínimo de 85% de aceitação por parte dos escolares. Nesse caso, todas as preparações estão de acordo com o preconizado pelo PNAE.

Compartilhar:

Rolar para o topo
Pular para o conteúdo