Lajedo vivencia 3 meses de Campanha de Hanseníase e Verminose

IMG_8937Para prevenir a hanseníase e verminose nas escolas, os alunos na faixa etária de 5 a 14 anos foram atendidos pelos enfermeiros da Atenção Básica de Lajedo. A meta era de 4 mil alunos serem imunizados com medicamentos e avaliação da pele para identificação de manchas suspeitas da Hanseníase.

De iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica visitou durante os meses de setembro, outubro e novembro as escolas da zona rural e urbana do município lajedense.

Essa ação acontece durante todo o ano em todos os postos de saúde (ESF). A pessoa que sentir a suspeita de qualquer um sintoma das doenças citadas pode procurar a enfermeira do posto mais próximo e garantir o atendimento e posterior tratamento, mantendo o controle das mesmas.

IMG_8936A Hanseníase é uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo se estender à face, os braços, as pernas, mãos e os pés. Se não tratada, pode causar incapacidades ou deformidades. Ela pode atingir qualquer pessoa e é transmitida pela RESPIRAÇÃO. Mas tem TRATAMENTO e CURA. Os sinais e sintomas são manchas ou placas esbranquiçadas, avermelhadas, dormências, caroços.

Já a Verminose são infecções no intestino provocadas por parasitas conhecidas como lombriga, amarelão ou verme. Pode causar anemia, sangramento, diarreia, retardo de crescimento e dificuldade de aprendizagem. A prevenção é feita com bons hábitos de HIGIENE como lavar a mão com água, cortar unhas, andar calçado, beber água filtrada, lavar bem os alimentos.

Os casos diagnosticados de ambas as doenças foram devidamente encaminhados para os médicos responsáveis e receberam o tratamento que é gratuito e disponibilizado pela Secretaria de Saúde.

Com apenas 1 comprimido ao cidadão fica livre dos vermes. Não deixe de tomar sua dose.

Clique aqui e veja mais fotos.

Mudando para Melhor