Hospital conta com reforço da Atenção Básica para atender demanda que aumentou

Saúde 0417 - 12

Nos últimos dias com as chuvas, a demanda do Hospital Público Municipal aumentou em 45%, segundo a direção. Para suprir esse crescimento, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu enviar uma equipe da Atenção Básica (dos postinhos) para cada dia. Assim desafoga os atendimentos do hospital que tem crescido com pacientes de Lajedo e de outras cidades.

As equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF ou PSF’s como eram chamadas) estão no hospital de Lajedo para os atendimentos de diarreia e arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya e outras). O reforço é composto por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agente comunitário de saúde.

Com a preocupação de não deixar o hospital lotado e com dificuldades de acolher a população como aconteceu no último surto de Chikungunya na região, o prefeito Rossine Blésmany, a coordenação da Atenção Básica e a gestão do hospital tomaram essa decisão. “Cada equipe permanece no hospital até quando voltar a normalizar o número de atendimentos”, explicou Allyson Portugal, médico da Unidade de Saúde da Família do bairro Novo na última quarta-feira, 10 de maio quando começou o reforço.

Foi feita uma escala para diferentes equipes dos postos de saúde. Cada dia da semana tem uma equipe de uma localidade diferente. De acordo com o coordenador da AB Thiago Brito, “dessa maneira não acumula também os atendimentos que chegam às ESF’s”.

Clique aqui e veja mais fotos!