Cinema Especial na Semana da Pessoa com Deficiência traz compreensão e inclusão

A Escola Municipal Dom Expedito Lopes tomou a iniciativa de realizar uma programação de 30 dias em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Com apoio da Secretaria de Educação, toda a escola está envolvida no projeto encabeçado pelos professores da Educação Especial da escola do Planalto.

São mais de 700 alunos na Escola D. Expedito Lopes e todos estão participando da programação que vai até o dia 30 de agosto com uma apresentação da Banda Inclusiva da EMDEL em Garanhuns. Enquanto isso, dentre os dias 13 a 19 de agosto tem Cinema Especial na escola.

O Cinema Especial consiste em curtas metragens animados e filmes abordando as seguintes deficiências: paralisia cerebral, paralisia infantil, deficiência visual, surdez, autismo e dislexia. Segundo a professora Fátima, principal responsável pela programação, do 1º ao 5º ano estão sendo apresentados os curtas: Cordas, Dumbo: respeitando as diferenças, Tamara, Brincadeirantes e Deficiência Visual. Do 6º ao 9º ano são apresentados longas metragens como: Uma viagem Inesperada, Como Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial e outros.

Além dessas atividades, os alunos também estão participando de oficinas de arte em sala de aula.