Campanha de HPV deste ano retorna hoje em Lajedo

SAÚDE - 61Para quem ainda não tomou a 1ª ou 2ª dose, a Secretaria de Saúde por meio das enfermeiras da Atenção Básica está começando hoje (12) nas escolas a vacinação de HPV. O período de preparação para campanha começou cedo devido a necessidade das autorizações dos responsáveis das meninas menores de idade. Porém as enfermeiras avisam àquelas que faltarem ou não obtiveram autorização dos pais, que podem procurar o ambulatório do Hospital Municipal.

A campanha se destina às meninas na faixa etária de 9 a 13 anos de idade – ampliada pelo Ministério da Saúde – e previne o câncer de colo do útero. Assim, a oferta da vacina é maior, e atinge mais meninas protegendo-as contra quatro variáveis do vírus responsável por 95% dos casos de câncer do tipo.

Cada dia é numa escola, começando pela Escola Municipal Padre Antônio Barbosa, seguindo um calendário de forma que todas as escolas se tornem postos de vacinação junto às enfermeiras capacitadas.

As escolas ficaram responsáveis por mandar para casa um termo de autorização que deveria ser assinado pelos pais possibilitando a imunização. As alunas que trouxeram essas autorizações, foram vacinadas. Aquelas que faltaram no dia da vacinação da sua respectiva escola, deve procurar a Unidade Mista ou Ambulatório com o cartão de vacina.

O destaque é para a atenção das equipes de saúde para com os cartões de vacina que sinalizam se a menina recebeu ou não as doses da vacina. Portanto, é importante que todas as alunas levem seus cartões para verificação do quadro e anotação, caso a aluna seja vacinada.

Clique aqui e veja mais fotos.

Prefeitura de Lajedo,
Mudando para Melhor

Gostou? Então compartilhe com seus amigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *