Ação preventiva de Carnaval na feira livre de Lajedo

SAÚDE - 43Os foliões lajedenses vão brincar o Carnaval com a segurança da saúde este ano. Nesta quarta-feira (03), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação preventiva com testes rápidos, distribuição de preservativos e informações relevantes para a época festiva em diante, como panfletagem sobre a dengue. A tenda da saúde foi montada em frente ao Centro de Abastecimento Municipal (CEALA).

As equipes responsáveis pela ação estão relacionadas diretamente à Atenção Básica do município, compreendendo programas como EMAD (Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar), NASF (Núcleo de Apoio Saúde da Família) e integrantes dos postos de saúde. Além disso, receberam apoio também de agentes epidemiológicos e do programa Mãe Coruja.

Idosos, jovens e todo tipo de público participou, seja aferindo a pressão com os técnicos em enfermagem, seja fazendo os testes rápidos de sífilis e HIV, seja recebendo preservativos ou simples informações dos demais serviços que a população pode desfrutar durante todo o ano. “Nós também aproveitamos para distribuir os frasquinhos de hipoclorito de sódio, muito útil para lavar frutas e verduras e já querido pela população”, informou um dos profissionais.

“A intenção dessa ação, já tradicional na quarta-feira que antecede o Carnaval, é alertar a população a se prevenir antes, durante e depois dessa época, uma vez que a informação é o melhor remédio”, contou Michele Viana, coordenadora da AB, e Diana Pastor, responsável pelo NASF.

A ação externa esteve localizada na feira livre durante toda a manhã de hoje, mas é importante lembrar que os demais serviços, como os testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) como a sífilis e a AIDS podem ser encontrados, por exemplo, no programa Boa Vida localizado na Avenida 19 de maio.

Clique aqui e veja mais fotos.

Mudando para Melhor

Gostou? Então compartilhe com seus amigos