2ª etapa Mutirão de Glaucoma: entrega de colírios, diagnósticos e encaminhamentos

Saúde 0417 - 07

Hoje (03) os 186 pacientes que participaram nos dias 24 a 28 de abril da 1ª etapa do Mutirão de Glaucoma receberam o diagnóstico dos oftalmologistas. Os atendimentos aconteceram no posto do bairro novo na Unidade de Saúde da Família Rachel França e é totalmente gratuito através da Secretaria Municipal de Saúde.

O investimento do prefeito Rossine Blésmany está atingindo centenas de pessoas que têm problemas na saúde ocular. Depois das cirurgias de catarata, exatamente 186 lajedenses fizeram os exames de campimetria e agora receberam os colírios para tratamento durante 3 meses. Foram 78 pessoas diagnosticadas com Glaucoma, e as demais receberam encaminhamentos para novas consultas especializadas, detectando Catarata, Pterígio e Refração.

Esses atendimentos foram feitos numa parceria entre a Prefeitura, V Gerência Regional de Saúde e Clínica Oftalmo/PE. Dessa forma, foi possibilitada a aquisição dos colírios que custam R$ 200 cada, e para muitos dos pacientes sairia caro porque o tratamento exige a utilização do medicamento por 3 meses, sujeito a repetição. Segundo Alda Lúcia da V GERES, o tratamento de custeio da Secretaria de Saúde gira em torno de mais de 140 mil, pois há pacientes que necessitam de 9 colírios, dependendo do grau de acuidade visual.

Clique aqui e veja mais fotos!