Prefeitura de Lajedo investe em educação e faz as escolas do município superarem a média do Estado

A Prefeitura de Lajedo através da Secretaria de Educação tem se empenhado diariamente para melhorar ainda mais os índices de ensino no município. Todos os anos a Secretaria realiza provas na rede Municipal e Estadual incentivando as mudanças no estudo enxergando a oferta de um ensino de qualidade. Na rede pública municipal, os alunos do Ensino Fundamental têm suas habilidades avaliadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Algumas escolas da zona rural e da cidade tiveram resultado positivo tanto no município, quanto a nível estadual, superando a média pernambucana.

Desde o início da gestão de Rossine, a Prefeitura vem investindo em formações continuadas incentivando os educadores. Esses, por sua vez, têm se dedicado à evolução dos estudantes no padrão de desempenho. A prova do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) mostra os resultados disso no 2º, 5º e 9º anos.

Com relação à evolução do percentual de estudantes por padrão de desenho que superaram a média dos anos anteriores, a maioria das escolas municipais evoluiu. Algumas delas, como D. Expedito Lopes, José Domingos e José Cosme do sítio Salgadinho atingiram o nível desejável em Pernambuco, chegando esta última a 100%. As escolas Pe. Antônio e Mamede Bento superaram a média estadual em todos os anos do Ensino Fundamental que foram avaliados.

Na avaliação aplicada em 2017 com resultado divulgado na última semana de março, a Escola Municipal José Nonato de Oliveira em Olho D’água dos Pombos teve o melhor desempenho no 2º ano na disciplina de Matemática, com média de 657,6 comparada a 489,9 na edição de 2016 e percentual de desempenho de mais de 90%. Língua Portuguesa no 2º ano ficou com a Escola Padre Antônio Barbosa com média de 696,1 enquanto que a de Pernambuco também para o mesmo ano foi de 528,3.

A Escola Municipal José Cosme da Silva na zona rural superou as médias estaduais de 2015, 2016 e 2017, atingindo o 1º lugar nos 5º anos de todas as escolas, atingindo 100% no padrão de desempenho desejável.

Os alunos dos 9º anos que mais se destacaram em Matemática foram os da Escola Zélia Moura de Melo Ferreira que ficou em 1º lugar com 265,7 superando a  média de Lajedo e de Pernambuco. Já os estudantes dos 9º anos que mais se destacaram em Língua Portuguesa foram da Escola Municipal Mamede Bento do Amaral, no Quatis. Mamede superou também a média municipal e estadual e a do ano anterior, marcando 252,3.

Os resultados individuais estão disponíveis para qualquer cidadão pelo site: http://www.saepe.caedufjf.net/resultados/resultados-2015/