Sistema de informação, microcefalia e prevenção: capacitação da saúde

SAÚDE - 51Nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, agentes comunitários de saúde e enfermeiros responsáveis pelas Unidades de Saúde da Família participaram de mais uma capacitação oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde. Temas como sistema de informação, a microcefalia e os exames de prevenção feitos nos postos de saúde foram discutidos com os profissionais no auditório do IPSEL em Lajedo.

Sob comando do coordenador dos sistemas de informação da Atenção Básica, Adeildo Bahia, os agentes comunitários de saúde receberam uma capacitação sobre o sistema de informação do E-SUS e também o cronograma sobre a primeira vigência do Bolsa Família na saúde. Além dele, a coordenação da Atenção Básica falou sobre a microcefalia, como pode ser identificada, os casos investigados e o papel dos ACS na informação à população.

Em um segundo momento, uma conversa da equipe do Laboratório do Agreste Meridional (LABAM) responsáveis pelos exames do município realizados pelas enfermeiras que diariamente atendem mulheres lajedenses. “A capacitação é para a enfermagem da AB sobre a coleta do exame citopatológico (prevenção de câncer de colo de útero), desde o início da coleta até o monitoramento dos resultados”, explicou a superintendente Nelli Martins.

Clique aqui e veja mais fotos.

Mudando para Melhor

Gostou? Então compartilhe com seus amigos