Secretaria de Saúde realiza reunião com profissionais para formar Força Tarefa contra Sarampo

A Prefeitura de Lajedo por meio da Secretaria Municipal de Saúde reuniu hoje, 06 de agosto, toda a Atenção Básica para formar uma Força Tarefa sobre o combate ao Sarampo. O objetivo da reunião é articular ações conjuntas para aumentar a cobertura vacinal contra a tríplice viral e reforçar outras vacinas no município. A reunião convocada pela Coordenação do PNI aconteceu no Centro de Treinamento.

A razão pela qual a Secretaria de Saúde está convocando os profissionais que estão mais próximos da população primariamente é que houve uma queda na cobertura vacinal em todo o país. E isso ocasionou a volta de casos de doenças antes eliminadas como o Sarampo e a Poliomielite. De acordo com dados do estado, cidades do Agreste Meridional já possuem casos de Sarampo, o que deixa nossa cidade em alerta.

Portanto, a meta do Programa Nacional de Imunização e da Vigilância Epidemiológica é continuar detectando os casos suspeitos e manter os profissionais ativos nas ações de imunização de rotina, investigação e assistência, por exemplo. Para isso, a Secretaria de Saúde também contará com a colaboração da população que precisa manter o cartão de vacina atualizado vacinando quem está com as vacinas em atraso.

“Nós precisamos da ação de todos: enfermeiros, agentes de saúde, agentes de endemias, médicos, odontólogos, técnicos em enfermagem e todos os profissionais da área para identificar aquelas pessoas que não tomaram as vacinas e manter Lajedo longe dessas doenças”, explicou o coordenador Welber Galdino.