Saúde recebe reforço para Vigilância Epidemiológica

Saúde 0717 - 06

A Secretaria Municipal de Saúde fez a contratação provisória de 6 agentes de endemias. O reforço tem intenção de ajudar os 8 agentes epidemiológicos na cobertura das áreas em Lajedo. Os agentes de endemias trabalham monitorando as notificações de casos de arboviroses e outras doenças e no combate e prevenção de acordo com o SUS (Sistema Único de Saúde).

O trabalho da Vigilância Epidemiológica é visitar as residências e aplicar o larvicida em reservatórios que servem para armazenar água. Adotar medidas de prevenção para a saúde coletiva. É obrigação dela notificar a Secretaria de Saúde, a Gerência Regional e o Ministério de Saúde quanto ao crescimento do número de casos de Dengue, Zika, Chikungunya e outras patologias, além do aumento de residências ou casas comerciais e terrenos desocupados.

Esse combate só é possível quando há contribuição da sociedade. Cuidar dos vasos de plantas, pneus velhos, garrafas abertas e todo outro foco de mosquito, acúmulo de lixo e fatores que causam a propagação de animais peçonhentos.

A contratação é provisória e ajuda a cobrir áreas descobertas, pois o número de agentes de combate às endemias ainda é insuficiente para o município que tem crescido. Os agentes epidemiológicos não podem ser contratados por longo período, portanto o MS é quem regula o número de vagas.

Clique aqui e veja mais fotos!