Saúde encerra campanha de combate à Tuberculose mas permanece em busca ativa

SAÚDE - 57Termina hoje (31) a Campanha de Combate à Tuberculose promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, para intensificar a busca de pacientes com suspeita da doença. O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) foram os responsáveis pela campanha feita nos postos de saúde que oferecem gratuitamente o tratamento contra a doença.

Pessoas que apresentam tosse há 3 semanas devem procurar uma das unidades básicas de saúde  para receberem orientação dos profissionais de saúde e realizarem a coleta gratuita do exame – baciloscopia de escarro (exame simples que consiste na coleta de amostra de escarro). O exame é oferecido durante todo o ano na Rede Municipal de Saúde, mas em decorrência do Dia Mundial de Luta contra Tuberculose, celebrado em 24 de março, foi intensificado a sua realização durante a Campanha em Lajedo.

O tratamento contra tuberculose tem duração de 6 meses e é oferecido gratuitamente na Rede Municipal de Saúde, com entrega de medicamentos.

Durante a Campanha, profissionais do NASF  realizaram orientação à população sobre a doença  e atividade com entrega de material informativo

A busca ativa de pacientes com suspeita de tuberculose deve ser rotineira na Rede Municipal de Saúde. Quanto antes for descoberta, menor será a chance de transmissão e da gravidade da doença. “A principal motivação da Campanha é informar e alertar a população para solicitarem os exames nas Unidades de Saúde da Família, quando necessário”, comentou a coordenadora do NASF, Diana Pastor.

Clique aqui e veja mais fotos.

Prefeitura de Lajedo,
Mudando para Melhor

Gostou? Então compartilhe com seus amigos

Add a Comment

Tamanho de letra
Alto contraste