Reunião setorial sobre Trabalho Infantil visa apoio de toda rede municipal

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou uma reunião setorial sobre o Trabalho Infantil com o objetivo de elaborar uma agenda de afazeres que possibilite o apoio de toda a rede municipal. A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 29, no auditório do IPSEL, com profissionais da rede (Saúde, Educação, Secretaria de Assistência), conselheiros tutelares e Conselho da Criança e do Adolescente – COMDICA. A meta é multiplicar as estratégias de prevenção e combate ao trabalho infantil em Lajedo.

Partindo da premissa do conceito de trabalho infantil, a psicóloga Rafaela Figueiredo responsável pela AEPETI – Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil visa encontrar mais apoio, unificação e mobilização dos setores de diferentes áreas pelo progresso da garantia dos direitos das crianças e adolescentes de Lajedo.

Para isso, a profissional destaca que é preciso estar atento às formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil, que por muitas vezes não possibilitam a criança e o adolescente um desenvolvimento sadio, tirando-os de um caminho promissor. Vale ressaltar, que de acordo com a Lei o adolescente pode realizar atividades salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. A reunião também lembrou que atividades ilegais como a exploração sexual ou o tráfico de drogas tem atenção da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Assistência e devem ser tratadas com a devida seriedade.

O AEPETI tem o dever de elaborar ações e estratégias de atuação em todo município, visando a erradicação do Trabalho Infantil.