GERAR RELATÓRIO:

PROFISSIONAIS FARMACÊUTICOS: APLICAÇÃO DE INSULINA PARA DIABÉTICOS

13450174_853900671421172_824233738945056246_n

 

Um momento exclusivo para diabéticos que fazem uso de insulina. Assim se descreve resumidamente o momento vivenciado hoje (21) pelos pacientes cadastrados na Central de Abastecimento Farmacêutico de Lajedo. A promoção da saúde engloba os métodos e técnicas para aplicação de insulina e foi realizada no Centro de Treinamento.

Uma preocupação latente com a forma de aplicação da insulina em pacientes diabéticos que muitas vezes utilizam a injeção de forma inadequada e chegam a inflamar o local, dificultando o processo. Pensando nisso, as profissionais da CAF convidaram o farmacêutico especialista em prescrição farmacêutica e farmácia clínica Flávio Quintino para ministrar a palestra.

Passeando desde o princípio da necessidade de insulina e produção de açúcar no organismo, até os tipos de Diabetes e características de cada um, a palestra foi assistida por 100 pacientes, dos mais de 500 que são diariamente atendidos na CAF. “Não adianta só tomar o medicamento. É necessário saber a hora certa do dia, de acordo com as refeições para que o remédio faça efeito positivo”, diagnosticou Carla Melo, farmacêutica responsável pela Central.

Outra finalidade do momento foi entregar aos pacientes os moldes de aplicação da insulina que fazem o rodízio das injeções sem inflamar a pele da barriga, braços e pernas, onde são indicados.

Além disso, os pacientes também receberam as fitas de aplicação que há 4 meses não estão sendo enviadas pelo Estado, sendo  então fornecidas pela Prefeitura Municipal. “Nunca nos faltou os remédios e fitas, e agora somos atendidos em casa pelas farmacêuticas”, relatou Pedro – diabético há 24 anos, se referindo ao atendimento a domicílio, nova atividade da CAF.

No momento são 10 cadastrados que já estão recebendo as visitas das profissionais em casa. É o projeto “Cuidados farmacêuticos a pacientes diabéticos e hipertensos” em parceria com nutricionista. Neste projeto inaugurado em maio, é feito acompanhamento de qualidade identificando problemas relacionados à administração do medicamento com guia para tomá-lo, interação entre os medicamentos e farmacoterapia.

VEJA MAIS FOTOS AQUI.

Compartilhar:

Rolar para o topo
Pular para o conteúdo