Prefeitura realiza esta semana 500 atendimentos oftalmológicos no mutirão de cataratas

A Prefeitura de Lajedo, pelo quarto ano, está trazendo atendimentos oftalmológicos para a cidade. Esta semana serão 500 atendimentos para detectar catarata e os pacientes serem encaminhados para cirurgias gratuitas. Com esses, contabilizamos mais de 2 mil pessoas atendidas, entre exames, encaminhamentos e cirurgias.

Uma das prioridades da gestão do prefeito Rossine é a qualidade do atendimento e trazer especialidades que antes não tinha em Lajedo. Desde a primeira gestão, os lajedenses têm recebido atendimento para saúde ocular, beneficiando centenas de pessoas que não podiam enxergar. Através da Secretaria Municipal de Saúde os atendimentos são realizados aqui, e as cirurgias de catarata também.

Pessoas acima de 50 anos são encaminhadas pelos postos de saúde para participar da triagem feita pela Fundação Altino Ventura. Desta segunda até sexta-feira, 100 pessoas por dia serão atendidas de manhã e à tarde na UBS Rachel França no Loteamento Bitonho, bairro Novo. Tem triagem nova e triagem para quem já fez a primeira cirurgia.

O Mutirão da Catarata traz médico oftalmologista, enfermeiros e técnicos da FAV capacitados para identificar a doença. Os diagnosticados passam por mais exames para fazer a cirurgia. Aquelas pessoas que não possuem o diagnóstico da catarata, são encaminhadas para o tratamento específico. “Desta vez, mais alguns lajedenses que já se livraram da cegueira, vão fazer cirurgia no segundo olho”, explicou a coordenadora do projeto na V Geres, Alda Lúcia.