Prefeitura realiza capacitação para o Programa Nacional de Imunizações

SAÚDE - 27Na segunda 14, e terça-feira 15, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde do todos os postos de saúde da zona rural e urbana de Lajedo participaram de uma capacitação sobre o SI-PNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações). A capacitação aconteceu na Escola Zélia Moura com as coordenações da Atenção Básica e imunizações do município.

O Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Saúde para possibilitar uma avaliação do risco de surtos e epidemias diante do quantitativo de registro de vacinas, população imunizada, agregados por faixa etária, período de tempo e a área territorial. Através dele também é possível ter controle da quantidade do estoque imunológico, programando sua distribuição, por exemplo.

Ele registra por idade as doses aplicadas e calcula a área que já foi coberta, fornece informações sobre campanhas, envio de boletins, gerencia o estoque a distribuição das vacinas que vão para o hospital, postos de saúde, farmácia e etc., identifica eventos que podem acontecem aos usuários após a vacinação. Enfim, ele vai facilitar todo o processo vacinal do município, estando automaticamente interligado à abrangência estadual e federal, simplificou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Programa Nacional de Imunizações em Lajedo, enfermeira Aline Álice.

Quem vai monitorar e utilizar esse sistema são os próprios profissionais da saúde que estão lidando diariamente com as vacinas e os usuários, no caso, a população beneficiada.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Michele Viana, o sistema é inteiramente ligado ao Departamento de Informática do SUS, e começa a ser implantado em Lajedo para proporcionar maior segurança e transparência para a população.

Clique aqui e veja mais fotos.

Mudando para Melhor