Prefeitura de Lajedo une força tarefa para atender áreas e famílias afetadas

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) informou que a previsão indicava chuva com intensidade moderada a forte na nossa região. Lajedo foi a cidade que apresentou o maior índice pluviométrico do Brasil em um único dia. Nesta quarta-feira, 22 de abril de 2020, choveu na cidade 140 milímetros, segundo o monitoramento pluviométrico.

O volume acima de 50mm de chuva já é considerado chuva violenta. As águas causaram inundações na cidade e na zona rural onde inclusive alguns açudes como no Sítio Salobro. Atentos às consequências das chuvas, uma força tarefa foi formada pela Prefeitura que está tomando medidas desde a noite do ocorrido, inclusive abrigando as famílias que tiverem suas casas invadidas pela água em pousadas da cidade.

A Secretaria de Obras, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Defesa Social e Secretaria de Governo estão empenhadas no processo que conta ainda com o auxílio do Grupo de Engenharia do município avaliando as casas dos moradores mais afetados. Além disso, máquinas estão trabalhando nos locais para retirada dos entulhos, areia e pedras.

Segundo a Agência de Meio Ambiente de Lajedo, recentemente os riachos (canais) que cortam o município inteiro foram limpos e ajustados na medida do possível. “Temos pontos onde não é possível aprofundar devido as pedras (lageiros) impedindo a passagem das águas e obstruindo”, explicou um dos engenheiros ambientais.

As horas de chuvas causaram alguns estragos na cidade e alagamentos em pontos críticos. A Prefeitura de Lajedo, por meio da força tarefa e Defesa Civil estão empenhados em solucionar danos que possam surgir com as próximas chuvas e ajudar à população que está sofrendo com essa calamidade.