Prefeitura de Lajedo realiza 5ª Conferência Municipal de Saúde

Saúde 0417 - 29

Durante a manhã de hoje (29) no CCI (Centro de Convivência de Idosos) através da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Lajedo realizou a 5ª Conferência Municipal de Saúde intitulada de Francisco Justino de Azevedo, em homenagem ao Dr. Justino, Saúde 0417 - 28tradicional e conhecido médico lajedense. Contou com a participação de médicos, professores da área, enfermeiros, agentes de saúde, outros funcionários relacionados, vereadores do município e integrantes da sociedade de um modo geral.  O Tema desta vez foi: “Plano Municipal de Saúde (PMS) e o Acesso aos Serviços de Saúde” e buscou –  além de traçar as novas diretrizes para o PMS – retirar dúvidas, treinar e capacitar os profissionais envolvidos com os novos indicativos pelo Governo do Estado, além de informar a sociedade quais as principais ações a realizar quando fosse necessário utilizar o serviço de saúde público municipal, a fim de otimizar os resultados na prestação do serviço.

Saúde 0417 - 30Foi convidado para realizar uma primeira palestra e apresentação dos assuntos gerais da conferência o Farmacêutico Flávio Quintino, que explicou precisamente a importância dos postos de saúde dos municípios (USF’s) e como deve ser realizado o direcionamento do público alvo para cada um deles; que atitudes tomar enquanto paciente e à quem buscar, seja um USF, a emergência do hospital ou se o problema necessita de algo mais específico; e, por fim, treinou os funcionários presentes os melhores métodos de tratamento no atendimento ao paciente, a organização e o planejamento do trabalho, realização de diagnósticos de saúde, dentre eles, envolvendo a criação de grupos terapêuticos para o tratamento de hipertensão, diabetes, tabagismo, melhor idade, saúde mental, obesidade, alcoolismo, etc. E discutiu sobre o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde) desmistificando sobre o seu papel e desempenho na vida dos brasileiros.

Saúde 0417 - 31Depois dele foi a vez do Dr. Prof. Antônio Fernando Fidelis que tratou especificamente do tema da conferência. Muito bem humorado, o professor explicou o que exatamente é o Plano Municipal de Saúde, seus objetivos e diretrizes, a visibilidade do que foi programado no plano, previsão orçamentária e os meios pelo qual ele se projeta e se realiza, etc. Outro assunto muito importante foi a definição dos problemas de saúde, separando se estes problemas se tratavam de problemas relacionados à saúde do cidadão, ou se seriam problemas do próprio sistema de saúde. Uma vez identificados se tornava possível criar um planejamento, de recursos e orçamentário, no combate à estas deficiências dentro do município. Depois de apresentado estes tópicos os participantes se dirigiram para um debate para que fosse possível chegar em um consenso sobres os deveres, seja da sociedade civil, seja por parte do município, que eram necessários serem cumpridos e abriu-se também uma oportunidade para a retirada de dúvidas entre os presentes, podendo questionar os palestrantes sobre o que eles apresentaram.

Clique aqui e veja mais fotos!

Prefeitura de Lajedo,
Governando com o Povo!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *