Prefeitura de Lajedo faz visita técnica em Usina de reciclagem planejando a instalação em Lajedo no futuro

A convite dos organizadores de uma Usina de Reciclagem de Serra Talhada, a Prefeitura de Lajedo fez uma visita técnica ontem, 22, na estrutura que está sendo instalada na cidade sertaneja. O prefeito Rossine e o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizaram a visita para conhecer a implantação de uma Usina de Triagem, tratamento de resíduos e reciclagem do chorume.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Cícero Júnior o intuito da visita é saber como funciona, como é operacionalizado o sistema. E explica que ainda serão visitadas outras Usinas da região para averiguar qual projeto se adequa melhor à cidade de Lajedo. Devido a um trabalho que vem sendo feito desde 2013 na Escola Ambiental, acredita-se que agora já é possível dar início a uma coleta seletiva. “Além disso, já existe um projeto, porém é preciso visitar outras unidades para viabilização do funcionamento”, certificou o secretário.

Nas fotos é possível visualizar o produto final do processo de reciclagem. Em Serra Talhada após todo o processo final é possível reaproveitar o material para confecção de pneus, bacia, e derivados de plásticos e ainda subprodutos do vidro para tinta e outras coisas.

O objetivo do prefeito de Lajedo Rossine Blésmany é ver e conhecer para ter uma ideia de como realmente funciona. Ainda vai visitar outras unidades já instaladas para definir um projeto que se adeque melhor à cidade e projeta até o ano que vem implantar uma coleta seletiva e triagem no município.

A Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente estima que depois de implantado esse projeto aumente a coleta na rua e atinja os 90% junto com o Aterro Sanitário. Desde o início da gestão do prefeito Rossine, Lajedo tem avançado na gestão ambiental e sustentável com intensas ações de adequação como a mudança na coleta de lixo, intensificação da varrição, licença de operação do aterro, modernização e educação ambiental em união com escolas e sociedade civil, além da grande importância do Plano Municipal de Meio Ambiente.