Prefeitura de Lajedo está agindo emergencialmente nas áreas urbanas e rurais prejudicadas pelas chuvas

A Prefeitura de Lajedo formou uma força tarefa que está agindo emergencialmente tanto nas áreas afetadas pelas chuvas na cidade quanto na zona rural. A Secretaria de Governo publicou um relatório de ações integradas visando solucionar e prevenir o estado de calamidade pública em que se encontra o município em decorrências das chuvas que atingiram o recorde na última quarta-feira, dia 22 de abril de 2020.

O relatório está baseado no trabalho de campo realizado pela Defesa Civil do município que visitou todas as áreas onde populares registraram reclamações. Foram traçadas metas programadas para atuações já postas em prática pelas equipes da Secretaria de Assistência Social que está alugando pousadas para as famílias cujas moradias foram drasticamente afetadas, e pela equipe da Secretaria de Obras que está recuperando estradas e ruas, isolando áreas de risco, removendo entulhos e reparação de vias intransitáveis. Além da Secretaria de Defesa Social e Governo que por meio da Defesa Civil e do Núcleo de Engenharia pautaram ações preventivas e restauradoras que viabilizem a volta desses moradores mais afetados às suas residências e a transitarem nas ruas com segurança. E também a Secretaria de Agricultura com a distribuição de água e a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente que vistoriou todo o impacto dos rios que cortam o município, aumentando o fluxo durante a chuva.

Como publicado pela APAC (Agência Pernambucana de Águas e Climas) no último relatório, o monitoramento pluviométrico contabilizou 160 milímetros de água em Lajedo em um só dia. Então, todas as ações visam minimizar emergencialmente os impactos dos transtornos causados por todo esse volume de água de acordo com os graus de prioridade que resguardam a população explorando a ação integrada das secretarias municipais da forma mais eficiente e com agilidade.
Dentre as áreas de aplicação desse plano estratégico estão: bairro Mutirão, Rua Padre Emílio Lins, Rua Professor Guaraná, Bairro Microondas, Rua Major Capitu, Rua Felipe Camarão, Avenida Dezenove de Maio, Loteamento Antônio Dourado Cavalcante, Caldeirões, Bairro Bom Jesus, Sítio Prata, Sítio Poço, Povoado Imaculada e Olho D’água dos Pombos.

A Prefeitura lembra ainda que este plano será atualizado mediante novas demandas que venham surgindo nos canais de comunicação por meio das necessidades apontadas pela população.