Lajedo integra Seminário dos Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos

A gestão do prefeito Rossine está transformando o cenário da gestão ambiental de Lajedo. No dia 18 de abril aconteceu no auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste (CODEAM), em Garanhuns, a realização do seminário para a entrega dos Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos.

Uma parceria entre Municípios, Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS, CPRH e RECITEC está proporcionando a aplicação das políticas públicas e Lajedo está inserida através da investidura do secretário de meio ambiente de Lajedo, Cícero Júnior. O município contemplou o evento e fez parte do agrupamento, juntamente com mais 23 municípios.

Esse Seminário apresentou os Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos que são importantes instrumentos de planejamento e de gestão para apoiar os municípios na destinação adequada dos seus resíduos sólidos e no cumprimento da legislação ambiental.

Representando o Prefeito Rossine Blesmany, também Diretor de Resíduos Sólidos da CODEAM, a engenheira ambiental do município, Letícia Cavalcante, fez suas atribuições ao evento: “É uma honra recebermos um projeto como este para o nosso município, uma vez que já implantamos o aterro sanitário que agrupa mais 9 municípios consorciados, a Escola Ambiental, o projeto ‘ Lajedo Cidade Limpa’ e demais projetos que serão lançados ainda este ano, mudando o quadro do nosso município para um total zelo para com o meio ambiente”.

Os Planos de Resíduos Sólidos são requisitos para que os municípios cumpram a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei Nº 12.305, de 2/8/2010), implantem processos de coleta seletiva e reciclagem de lixo e possam ter acesso aos recursos da União destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.