Lajedo entre as 10 cidades mais transparentes do Estado

ADMINISTRAÇÃO - 04O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) acaba de divulgar o ranking das cidades mais transparentes de Pernambuco e Lajedo ocupa a décima colocação. Baseado em critérios pré-estabelecidos pelo próprio Tribunal, que vem fechando o cerco para a falta de transparência e sendo cada vez mais exigente afim de tornar a administração pública mais acessível ao cidadão. Foram 51 critérios de avaliação, os quais foram detalhados em um ou mais subcritérios, totalizando 149 subcritérios de avaliação. Nos 184 municípios pernambucanos foram realizados um total de 27.416 verificações e Lajedo, figura entre os três mais transparentes do agreste, atrás apenas de Cachoeirinha e Garanhuns.

Vale salientar que Lajedo passou a possuir um Portal da Transparência apenas a partir de 2013, no início da atual gestão e de lá para cá vem passando por constantes atualizações no intuito de deixar o Portal ainda mais eficiente. 10 pessoas possuem o certificado de autorização para abastecer diariamente o Portal que também passou, recentemente, por uma modernização e adequação de linguagem e imagem, por parte do setor de Comunicação, para tornar o Portal da Transparência ainda mais acessível ao público lajedense.

“A transparência sempre foi para mim uma das coisas mais importantes na gestão. Estamos lidando com o dinheiro da população e por isso precisamos e temos a obrigação de sermos transparentes. De mostrar para todos os lajedense onde estão investidos os recursos públicos. Em 2013 uma das minhas primeiras ações foi dar transparência a todos os atos através do Portal e recentemente ainda solicitei que o setor de comunicação desse uma melhorada na nossa rede social Facebook, que criasse um novo portal de notícias para informar ao povo tudo que estamos fazendo no município e que também deixasse o site oficial e o portal da transparência com uma linguagem melhor para a população em geral”, disse o prefeito Rossine.

Gráfico top10O ranking foi estabelecido através da avaliação dos portais da transparência das prefeituras de Pernambuco e tomou como base as exigências contidas na Lei Complementar nº101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), na Lei Complementar nº 131/2009, que determina a disponibilização em tempo real de informações sobre a execução orçamentária e financeira no Decreto nº 7.185/2010, que regulamenta a LC nº 131/2009, e na Lei nº 12.527/2011 (LAI), que regulamenta o acesso à informação previsto no inciso XXXIII do art. 5º da Constituição Federal de 1988.

Para o prefeito Rossine os frutos do trabalho já começam a serem colhidos e reconhecimento é apenas consequência da seriedade e transparência. “Essa é uma vitória não só da atual gestão, mas de toda a cidade de Lajedo que pode sentir orgulho de ver seu nome veiculado nos noticiários do estado, agora por motivos de honra”, comemora Rossine.

Menos de 40% da população pernambucana tem acesso devido à transparência pública como determina o TCE. O Lajedense pode se orgulhar de fazer parte dessa pequena quantidade de pessoas com direito a informação dos gastos públicos de sua cidade de forma clara e transparente.

Veja os dados completos no site do Tribunal de Contas de Pernambuco

Site do TCE