Hospital de Lajedo Cada Vez Melhor: Acolhimento com Classificação de risco

A Prefeitura de Lajedo por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem deixando o Hospital Público da cidade cada vez melhor. Após a reforma que trouxe dois consultórios para atendimento médico, sistema de monitoramento com câmeras e a reforma na pediatria, estamos instaurando o Acolhimento com classificação de risco.

As novas medidas começaram esta semana no Hospital Maria da Penha, em Lajedo. O Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco é um dispositivo da Política Nacional de Humanização do SUS para organizar o acesso dos usuários aos serviços de saúde no hospital. O acolhimento é feito primariamente por uma enfermeira que classifica os pacientes em quatro grupos: vermelho, amarelo, verde e azul.

O vermelho significa o atendimento emergencial, imediato, pois o usuário apresenta risco de morte. O amarelo é a urgência, porém sem risco imediato de morte. O verde é a urgência relativa, com apresentação de condições agudas. E o azul é aquele paciente que pode ser atendido no ambulatório (postos de saúde) com queixas crônicas, curativos, requisições médicas e outras necessidades.

Essa implantação prioriza a saúde do paciente com mais equidade e agilidade, deixando o atendimento mais organizado e proporcionando mais satisfação dos usuários. Assim, a Secretaria de Saúde quer diminuir a demora na espera para o atendimento e melhorar ainda mais a questão do paciente com maior risco que precisa ser atendido primeiro.