Gestora de Lajedo foi nomeada pelo Espaço Ciência para ser Coordenadora da SNCT no agreste meridional

A Escola Ambiental de Lajedo tem colhido excelentes frutos no que se refere à gestão ambiental e sustentável. Com apoio da Secretaria de Educação vários trabalhos nesse sentido têm sido realizados na rede pública e privada da cidade. No dia 14 de agosto, em Olinda, foi realizada a 3ª reunião preparatória para concretização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Dezoito municípios participaram e Lajedo foi um deles.

A gestora da Escola Ambiental, Andréa Félix foi escolhida como coordenadora da Microrregião do Agreste para gerir esse evento na região. Andréa contou que é “uma responsabilidade à altura da representatividade do nosso Município. Um marco e um incentivo para o Letramento Científico em Lajedo, em consonância com a BNCC (Base Nacional Curricular) e a BNCC de Pernambuco”.

O tema desse ano é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. A previsão para a realização da SNCT pelo segundo ano consecutivo em Lajedo é outubro de 2019.

Tendo a coordenadora do Agreste em evento de tamanha expressividade nacional, Lajedo almeja encaminhar à Procuradoria Municipal um pleito para criação de uma Emenda à Lei Municipal de Meio Ambiente, fomentando o incentivo fiscal para as Feiras de Ciências, Tecnologias e Meio Ambiente. Visto que Lajedo é uma das cidades pioneiras na criação de um Plano Municipal de Meio Ambiente, e tem conquistado destaque no cenário no que se refere à educação ambiental, nossos alunos já estão familiarizados com a Semana de Ciências e Tecnologias.

Nosso Município participou em 2018 com projetos pilotos de informação e adequação em sete escolas na Semana Nacional de Ciências e Tecnologias. Várias dessas escolas tiveram suas atividades homologadas pelo Ministério das Ciências e Tecnologias na Plataforma Nacional.

“O desejo é expandir o número de escolas para aperfeiçoar o Ensino e aprendizagem nas áreas das Ciências, servindo de modelo não apenas em nossa região, mas em todo país”, confidencia a gestora.