Formatura de terceira turma anual do curso gratuito de Libras

EDUCAÇÃO - 32Hoje de manhã (23) no Centro de Treinamento, 49 formandos receberam os certificados do curso de Língua Brasileira de Sinais oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Educação. Este é o terceiro ano consecutivo que a secretaria forma alunos em Libras após a implantação de intérpretes para surdos em sala de aula.

“Quando comecei a trabalhar há mais de 4 anos em Lajedo propus a implantação do curso de Libras mas nunca fui apoiado. Quando assumiu a gestão em 2013, a secretária Neide Félix acatou minha ideia e começamos a trabalhar com o público aberto”, declarou o intérprete e professor Ewerton Cândido de Azevedo.

O curso de Libras tem 60 horas e possibilita o formado a concorrer a vagas em concursos públicos estaduais e municipais. Além de trabalhar como intérprete nas escolas, como o grupo de intérpretes que já trabalham na Educação Regular, Especial e Inclusiva de Lajedo. “A primeira intenção é possibilitar a comunicação com o surdo”, explicou Adrielly Rosendo, surda e educadora da Educação Especial.

Desde 2005 a Libras é exigida por lei em cursos de graduação como o fonoaudiologia e pedagogia. Este ano é obrigatória a cadeira de Libras em qualquer graduação.

Em Lajedo são mais de 250 deficientes com laudo acompanhados por um neurologista através da Secretaria de Educação para formulação do censo escolar, mas ainda são muitos que estão fora da escola por interrupção da família. “Quando começamos a implantar a Educação Especial em 2013 fomos nas casas dos lajedenses em busca de surdos que não participavam das aulas”, contou Mary Benfica, uma das intérpretes também formada no curso gratuito da Educação.

Na próxima edição do curso será trabalhada a Literatura do surdo em Lajedo, escassa no Brasil, e inédita na região e município. Segundo o professor e a secretária de educação, em 2016 serão formadas novas turmas a partir de julho com o curso básico e intermediário.

Clique aqui e veja mais fotos.

Prefeitura de Lajedo,
Mudando para Melhor

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *