Dia do Farmacêutico é comemorado com prestação de serviços na feira

SAÚDE - 37A feira livre de Lajedo foi o local escolhido pelos profissionais da CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico) para comemorar o dia 20 de janeiro, Dia do Farmacêutico. A população foi a beneficiada, pois durante toda esta quarta está recebendo a atenção dos profissionais com atendimentos e exames.

Foram feitos exames de pressão arterial e glicose gratuitamente, além de orientações sobre qual o papel do farmacêutico, profissional que deve acompanhar a dosagem do medicamento passado pelo médico, uma vez que o paciente deve estar atento à janela terapêutica, correspondente ao limite do uso. “Todo cidadão tem o direito de ser acompanhado por um farmacêutico na hora de utilizar os medicamentos para prevenir problemas graves acometidos pela má manipulação e dosagem excessiva”, explica a farmacêutica Carla Melo.

A farmácia significa estabelecimento de saúde e o município dispõe de duas farmacêuticas diariamente ao lado do hospital para prestar atendimentos sobre o uso correto do remédio. Entretanto, o profissional de farmácia cumpre outros papéis que vão desde o uso racional dos medicamentos até as interações medicamentosas, intoxicações, descarte correto do remédio, manuseio de medicamento vencido, identificação de problemas relacionados ao uso errado de remédios e cuidados especiais ao paciente hipertenso e diabético.

“É importante incentivar a população a ir até a farmácia não só comprar o medicamento, mas também solicitar a presença do farmacêutico e lhe pedir orientações”, enfatizou a outra profissional da CAF, Maryanne Soares.

De acordo com a resolução nº 586 de 29 de agosto de 2013, o Conselho Federal de Farmácia aprovou a prescrição farmacêutica que permite que o farmacêutico devidamente qualificado possa abrir um consultório para prescrever medicações, reconhecendo a importância do conhecimento desse profissional.

Clique aqui e veja mais fotos.

Prefeitura de Lajedo,
Mudando para Melhor

Gostou? Então compartilhe com seus amigos:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *